BenefíciosNotícias

Tenho 57 anos e 20 anos de contribuição, posso me APOSENTAR? Através de QUAIS regras?

A idade e o tempo de contribuição ainda são fatores que deixam dúvidas na hora da aposentadoria.

A busca pela aposentadoria é um marco significativo na vida de qualquer trabalhador, que aguarda a vida laboral inteira pelo momento em que vai poder, finalmente, descansar.

Dito isso, muitos se perguntam se é possível se aposentar aos 57 anos e 20 anos de contribuição, especialmente após as recentes reformas na Previdência Social no Brasil.

Confira a seguir os detalhes dessa questão, esclarecendo as regras vigentes em 2024, as diferentes modalidades de transição e quais são as possibilidades para aqueles que estão próximos dessa realidade.

Se você tem 57 anos e 20 anos de contribuição, é possível se aposentar através de algumas regras. Confira.
Se você tem 57 anos e 20 anos de contribuição, é possível se aposentar através de algumas regras. Confira. / Crédito: @jeanedeoliveirafotografia / beneficiodoidoso.com.br

Qual a nova idade para se aposentar em 2024?

A reforma da Previdência de 2019 introduziu novas regras para a aposentadoria, estabelecendo idades mínimas progressivas e pontos a serem alcançados.

Em 2024, a idade mínima para a aposentadoria por idade para mulheres é de 62 anos e para homens, 65 anos. No entanto, essa não é a única forma de aposentadoria.

Existem várias regras de transição que permitem a aposentadoria antes dessas idades mínimas, dependendo do tempo de contribuição e da combinação com a idade do trabalhador.

Por exemplo, a regra dos pontos, que soma a idade do trabalhador com o tempo de contribuição, é uma alternativa viável para aqueles que começaram a contribuir mais cedo e acumularam um tempo considerável de contribuição.

Você conhece os benefícios do Gov.br? Veja: Aplicativo do Governo: Como APOSENTADOS podem acessar benefícios com facilidade? Veja como baixar AGORA!

Quais são as 4 regras de transição?

As regras de transição foram criadas justamente para auxiliar na aposentadoria de pessoas que estavam perto de conseguir a concessão de benefícios na época em que a Reforma da Previdência foi aprovada. No geral, elas são 4.

Regra da idade mínima progressiva

A regra da idade mínima progressiva é uma das modalidades introduzidas pela reforma da Previdência.

Para 2024, ela exige que as mulheres tenham 30 anos de contribuição e 58 anos de idade, enquanto os homens devem ter 35 anos de contribuição e 63 anos de idade.

Essa regra ajusta gradualmente a idade mínima ao longo dos anos, tornando-se uma opção para aqueles que estão próximos de completar o tempo de contribuição exigido.

Regra do pedágio de 50%

Essa regra se aplica aos trabalhadores que estavam a menos de dois anos de se aposentar na data da reforma (13/11/2019). As mulheres precisam ter 28 anos de contribuição e os homens, 33 anos.

Além do tempo faltante, o trabalhador deve cumprir um pedágio equivalente a 50% desse tempo. Por exemplo, se faltavam dois anos para a aposentadoria, o trabalhador deve contribuir por mais três anos (dois anos mais um ano de pedágio).

Regra do pedágio de 100%

A regra do pedágio de 100% é destinada aos trabalhadores que estavam a poucos anos de se aposentar na data da reforma.

As mulheres precisam completar 30 anos de contribuição e os homens, 35 anos, acrescidos do tempo que faltava em 13/11/2019. Ou seja, se faltavam dois anos, é necessário contribuir por mais quatro anos (dois anos mais dois anos de pedágio).

Regra dos pontos

A regra dos pontos combina a idade do trabalhador com o tempo de contribuição. Em 2024, a soma deve ser de 91 pontos para mulheres e 101 pontos para homens.

Por exemplo, uma mulher de 57 anos com 30 anos de contribuição atinge 87 pontos, precisando assim de mais quatro pontos para se aposentar.

Venceu uma ação contra o INSS? Então fique atento: Aposentados estão pulando de ALEGRIA: Justiça ACABA de liberar R$ 2 BILHÕES em atrasados do INSS; veja QUANDO você recebe!

Tenho 57 anos e 20 anos de contribuição, posso me aposentar?

Com 57 anos de idade e 20 anos de contribuição, a aposentadoria imediata não é viável pelas regras atuais.

A maioria das regras de transição e modalidades de aposentadoria exige um tempo mínimo de contribuição de 30 anos para mulheres e 35 anos para homens.

Portanto, com apenas 20 anos de contribuição, ainda há um caminho considerável a percorrer. Para alcançar a aposentadoria, será necessário continuar contribuindo e talvez considerar a possibilidade de se beneficiar de regras de transição no futuro.

Qual a regra de transição mais vantajosa para esse caso?

A regra dos pontos pode ser a mais vantajosa para quem está em uma situação de tempo de contribuição inferior ao exigido pelas demais regras.

Esta regra permite a aposentadoria com a combinação de idade e tempo de contribuição, mas requer um tempo mínimo de contribuição de 30 anos para mulheres e 35 anos para homens.

Portanto, enquanto se acumula mais tempo de contribuição, é possível planejar a aposentadoria considerando essa regra.

Outra possibilidade é a regra do pedágio, dependendo de quanto tempo falta para completar o tempo de contribuição mínimo exigido pela lei.

Quer se aposentar o quanto antes? Confira: Quer saber TODOS os detalhes da aposentadoria para MULHERES? Veja tempo de contribuição, documentos e MAIS!

Nicole Ribeiro

Formada em Letras - Português pela Universidade do Estado de Minas Gerais, redatora freelancer e revisora de artigos e textos acadêmicos. Apaixonada por gatos e pelo conhecimento.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo